O que é educação de abordagem bilíngue? Saiba como adotar e seus benefícios

Uma escola que oferece educação de abordagem bilíngue possui uma carga horária de aulas de inglês superior à de escolas regulares. A abordagem propõe o ensino integrado de língua e conteúdo. Isso ocorre durante as aulas de inglês, em que temas de outras disciplinas são estudados por meio da língua adicional. Dessa maneira, o estudante […]

SM Educação
17 de maio de 2022
Educação de abordagem bilíngue

Uma escola que oferece educação de abordagem bilíngue possui uma carga horária de aulas de inglês superior à de escolas regulares. A abordagem propõe o ensino integrado de língua e conteúdo. Isso ocorre durante as aulas de inglês, em que temas de outras disciplinas são estudados por meio da língua adicional.

Dessa maneira, o estudante aprende a língua e ao mesmo tempo desenvolve conhecimentos disciplinares de Matemática, Ciências, História, Artes, etc.  

Ou seja, em uma escola de abordagem bilíngue, a aquisição de um segundo idioma não se dá apenas por meio do estudo da gramática e ortografia. A língua é integrada a temas de outras disciplinas da grade curricular brasileira, sendo inserida na rotina da escola. 

Outra característica importante da abordagem bilíngue nas escolas é que não se foca apenas no idioma como sistema linguístico em si, mas também em toda a sua bagagem histórica, como a cultura dos países usuários da língua e o seu aspecto social.

Como o inglês atualmente é a língua franca usada nos negócios internacionais, turismo, tecnologia e em diversos outros contextos, a maioria das escolas de abordagem bilíngue no Brasil prioriza o ensino da língua inglesa.

Os benefícios de adotar a educação de abordagem bilíngue na sua escola 

Estudos indicam que o contato com duas línguas na infância e na adolescência melhora as habilidades cognitivas, desenvolve a socialização, estimula a criatividade e potencializa o desenvolvimento intelectual. Assim, ter aula de inglês com a abordagem de conteúdo integrado complementa e aperfeiçoa todo o desenvolvimento educacional. 

Além disso, um bom programa de abordagem bilíngue conta com uma série de recursos como músicas, jogos, filmes, ambientes virtuais, entre outros. Isso, somado à conversação diária, gera maior imersão na língua adicional.

Outro ponto importante é a construção de vocabulário, que acontece de maneira orgânica e natural conforme o aluno desenvolve suas competências e habilidades. Assim, evita-se o “decorar”.

CLIL no ambiente escolar

Uma escola de abordagem bilíngue é um ambiente de multiculturalismo, inovação e oportunidades de desenvolvimento. É por isso que, no Brasil, cada vez mais famílias procuram essa opção e o número de escolas que adotam essa abordagem cresce a cada ano. Afinal, a educação de abordagem bilíngue é a melhor escolha para quem busca a formação integral dos alunos. 

Abordagem bilíngue: como desenvolver

Assim, explica-se o crescimento acelerado desse modelo educacional. Mas, afinal, o que uma escola precisa fazer para se desenvolver como uma instituição de abordagem bilíngue?

Quer que sua instituição seja uma escola de abordagem bilíngue? Você deve usar o idioma como meio de instrução para desenvolver competências e habilidades em diversas áreas do conhecimento.

Além disso, a proposta pedagógica deve estar contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e receber credenciação e autorização do Conselho Estadual de Educação (CEEd). 

Um fator essencial para desenvolver essa abordagem é a interdisciplinaridade. É preciso que a língua adicional seja parte de um trabalho coletivo na escola, envolvendo diversas áreas, atividades, recursos e soluções. 

Assim, mais do que ensinar um novo idioma, uma abordagem como essa deve ser inovadora, colocar o estudante como protagonista e trabalhar não apenas o uso da língua, mas a ambientação e cultura. 

Para implantar essa abordagem na sua escola e receber todo o suporte no processo de adaptação, conte com o UDP Bilingual Program, que oferece soluções para estudantes, professores e para a gestão escolar. 

Abordagem bilíngue mais consistente com o UDP Bilingual Program

O objetivo do UDP Bilingual Program é desenvolver uma educação de abordagem bilíngue bem estruturada, proporcionar um processo de adaptação tranquilo e trazer resultados mais consistentes para sua escola. 

Fale com um dos nossos profissionais e tire todas as suas dúvidas!

Highlights

Newsletter