Abordagem bilíngue nas escolas: o caminho para descobrir novos mundos

Tendo em vista o momento globalizado e cada vez mais conectado que vivemos, se comunicar e trocar informações com pessoas de outros lugares se torna ainda mais necessário. É por isso que a educação de abordagem bilíngue existe, para te guiar durante todo este processo de descobertas de novos mundos. Ao analisar este cenário, podemos […]

SM Educação
14 de maio de 2021
abordagem-bilingue

Tendo em vista o momento globalizado e cada vez mais conectado que vivemos, se comunicar e trocar informações com pessoas de outros lugares se torna ainda mais necessário. É por isso que a educação de abordagem bilíngue existe, para te guiar durante todo este processo de descobertas de novos mundos.

Ao analisar este cenário, podemos dizer que o aprendizado de um segundo idioma, especialmente o inglês, abre caminho para novos conhecimentos e culturas, já que possibilita o conhecimento de expressões, gírias e um entendimento mais completo sobre determinado grupo social.

Quer saber mais a respeito? Acompanhe esse artigo sobre a importância de incluir a língua inglesa e o multiculturalismo na formação de crianças e jovens.

O Ensino de Inglês na Educação

Oferecendo a preparação necessária para lidar com o idioma em situações acadêmicas e sociais, a abordagem bilíngue de uma escola contribui em diversos âmbitos da vida do aluno: posição no mercado de trabalho, construção de comunicação internacional e muito mais.

Sendo assim, o ensino da língua inglesa ganhou força nas instituições como o idioma do negócio, da oportunidade de formação cidadã e do caminho para o novo. 

Apesar disso, essa metodologia de ensino tornou-se obrigatória a partir do 6º ano do ensino fundamental recentemente, mais especificamente em 2020, como previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Até então, as instituições tinham que oferecer algum idioma estrangeiro, mas não necessariamente o inglês. 

Benefícios da abordagem bilíngue 

Mas afinal de contas, quais são as vantagens da abordagem bilíngue para as escolas e alunos? Essa é uma pergunta frequente, tanto por parte de colégios que buscam inovação quanto para os pais que procuram uma escola melhor qualificada.

Para responder a essa e outras questões e explicar como o ensino de inglês pode trazer vantagens para a sua escola, acompanhe.

Práticas capazes de transformar a educação:

Formar alunos fluentes no idioma

Apesar de ser facilmente relacionada a anos de estudos em instituições que promovem cursos privados, a aprendizagem de inglês passou a ser também um grande diferencial nas escolas que buscam implantar esse modelo de ensino ao seu currículo. 

Ao manter uma rotina escolar adequada, o aluno estudará a nova língua todos os dias. Isso enquanto pratica conversação e exercícios específicos com os colegas de classe.

Maior autoridade e status

Ao adotar um projeto bilíngue, a instituição de ensino passa a ser vista como uma autoridade no segmento, ganhando força de mercado e retornos consideráveis. 

Mas não para por aí. Além de garantir benefícios educacionais, a escola consegue ficar em evidência, se diferenciando das concorrentes e elevando seu prestígio. 

Desenvolvimento infantil

Por conseguir assimilar um novo idioma com facilidade, especialistas e autoridades da educação apostam no desenvolvimento da criança por meio do estudo de uma ou mais línguas ao mesmo tempo.

Enquanto um adulto, recebendo esse mesmo tipo de conteúdo, teria dificuldades em aprender, a criança, que ainda tem seu aparelho fonador em desenvolvimento, trabalha a informação com maior flexibilidade. 

Vantagens econômicas para os pais

Ao oferecer um método de ensino estruturado e forte, a escola que implanta a abordagem bilíngue em seu currículo consegue ser vista de forma mais atrativa pelos pais e responsáveis dos alunos. 

Isso porque uma instituição com ensino bilíngue elimina a necessidade de matricular o estudante em um curso de inglês extracurricular.

Contato com novas culturas

Estudar uma segunda língua permite que os alunos conheçam novas culturas. Além disso, essa metodologia permite interpretar seus próprios costumes de um ponto de vista completamente diferente.

Neste cenário, os estudantes de uma escola bilíngue têm a oportunidade de se comunicar e conhecer novos mundos. Para isso, damos o nome de multiculturalismo.

Multiculturalismo: diversidade cultural no ensino inglês

Como mencionado anteriormente, o processo de globalização vem gerando diversas dinâmicas e transformações no corpo social, sobretudo no aspecto cultural. 

A partir disso, surge o multiculturalismo, que descreve a constatação da convivência e coexistência de diversas culturas em um mesmo território e tempo histórico.

Mas afinal de contas, como o inglês pode ajudar a conhecer novas culturas?

Abordagem bilíngue: o caminho para o novo

Ao discutir sobre culturas e costumes, é comum se imaginar conhecendo novos mundos, modos de pensar e agir diferente dos nossos. 

Desbravar o mundo vai além, nos prepara para a vida profissional e, principalmente, para o contexto pessoal, em que lidamos com diferentes pessoas constantemente. E neste processo, o domínio do inglês é indispensável.

Veja a seguir os três principais pontos que tornam o projeto bilíngue tão importante para quem deseja alcançar esse objetivo:

  • Língua nativa em diversos países
  • Segunda língua em qualquer ponto turístico
  • Idioma das principais produções culturais

Além disso, por possibilitar que crianças e jovens aprendam particularidades de uma determinada região ou comunidade, o inglês ainda permite que seus falantes exercitem a empatia, ferramenta emocional necessária principalmente nos dias atuais. 

Por fim, ao conhecer outras realidades, estudos, qualificações e costumes, é possível fazer reflexões sobre a nossa própria cultura.

Sendo assim, o falante da língua inglesa que está em contato com outras pessoas passa a questionar fatores com os quais conviveu a vida toda de forma automática.

Highlights

Newsletter