Projeto bilíngue: saiba como implantar na sua escola

Preparar as escolas para possibilitar aos estudantes uma formação integral, que os prepare para os desafios da sociedade no século XXI. Este é o objetivo do projeto educacional da UDP, que pode apoiar sua escola no ensino da língua inglesa com o melhor de um programa bilíngue.  Na UDP, o conhecimento da língua inglesa representa […]

SM Educação
19 de julho de 2021
projeto bilíngue implementação

Preparar as escolas para possibilitar aos estudantes uma formação integral, que os prepare para os desafios da sociedade no século XXI. Este é o objetivo do projeto educacional da UDP, que pode apoiar sua escola no ensino da língua inglesa com o melhor de um programa bilíngue

Na UDP, o conhecimento da língua inglesa representa uma porta aberta para o mundo, dando aos alunos a oportunidade de desenvolver competências comunicativas interculturais

Fornecemos soluções educacionais para auxiliar escolas a aprimorar soluções didáticas, apoiar a formação docente e integrar os últimos avanços e tecnologias ao ensino e à aprendizagem de inglês.

A seguir, acompanhe este conteúdo para saber como ter a UDP como uma parceira em todos os momentos.

O contexto de um bom projeto bilíngue e a necessidade de desenvolvê-lo

Os novos cenários em todos os âmbitos sociais, sobretudo educacional, têm resultado em inúmeras mudanças para escolas, professores, alunos e pais.  Essas mudanças incluem a necessidade de comunicação entre pessoas de culturas diferentes como uma das mais desafiadoras. Incrementada pela globalização e os avanços tecnológicos, a comunicação global ocorre segundo a segundo, e a língua dessas interações, para mais de 1.75 bilhão de pessoas, é o inglês. 

O conhecimento da língua inglesa tornou-se o passaporte do cidadão global, e contribui, dessa forma, para o estreitamento de laços entre instituições e pessoas. Além da importância para a comunicação internacional, não podemos ignorar o fato de que a língua inglesa é a mais presente nos produtos culturais (filmes, livros, canções e outros), na produção científica e na internet.

Dessa forma, para a gestão escolar, a educação com abordagem bilíngue é uma oportunidade de diferenciação num mercado competitivo, o que possibilita atrair novas matrículas e aumentar os índices de satisfação de seus clientes. 

As famílias veem um programa bilíngue na escola regular como um investimento na formação dos alunos e, ao mesmo tempo, como economia e comodidade, uma vez que não há necessidade de matricular os filhos em uma escola de idiomas no contraturno escolar. Instituições que adotam projetos bilíngues correspondem melhor às expectativas das famílias, seguindo uma tendência que tem crescido no mundo inteiro.

Porém, o programa bilíngue vai além da escolha acertada de um projeto. Apresenta alguns desafios importantes, que vamos discutir em seguida:

Aproveite o melhor da educação de abordagem bilíngue e potencialize oportunidades com a UDP

A IMPLANTAÇÃO DO PROJETO BILÍNGUE

O processo de implantação do UDP Bilingual Program é dividido em seis etapas, visando, então, garantir o atendimento dos critérios de qualidade e gerar resultados significativos para sua instituição. São elas:

  1. Avaliação dos professores atuantes na escola
  2. Suporte no processo seletivo por meio de avaliação escrita e oral
  3. Apoio de Marketing Educacional
  4. Capacitação para professores e coordenadores pedagógicos
  5. Sensibilização dos pais
  6. Formação continuada

Uma implementação bem-sucedida demanda escolhas acertadas e engajamento de todos que fazem parte do ambiente escolar. Sendo assim, a escolha de soluções didáticas com base pedagógica sólida e adequada ao contexto brasileiro é fundamental. As soluções do projeto precisam ser interessantes para todos (mantenedores, diretores, coordenadores, professores, alunos e famílias) para ajudar a escola a atingir os seus objetivos

O UDP Bilingual Program oferece uma solução equilibrada e abrangente para escolas, pais e estudantes, tendo como objetivo, assim, construir alunos globais para os desafios do século XXI. O projeto integra o melhor do ensino e aprendizagem da língua inglesa com valores universais, responsabilidade social e conscientização sobre questões globais.

A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES

O crescimento exponencial dos programas bilíngues no Brasil acarretou em maior procura por professores aptos a trabalhar com esse tipo de projeto nas escolas regulares. Então, além de seguir a legislação brasileira em termos de formação profissional, os profissionais devem ter proficiência na língua.

Por isso, a escola precisa assegurar que seu corpo docente esteja preparado para trabalhar com o novo projeto bilíngue que será proposto, bem como fornecer oportunidades para que os educadores renovem seus conhecimentos e formação.

O UDP Bilingual Program oferece uma assessoria para avaliação do corpo docente, que considera os conhecimentos e habilidades do profissional para o ensino de inglês. Assim, a escola tem apoio completo para preparar os educadores e implantar o programa bilíngue com mais segurança e assertividade.

AS EXPECTATIVAS DAS FAMÍLIAS

As famílias sabem da importância do aprendizado de inglês para a formação dos alunos e, por isso, podem criar expectativas para as aulas de inglês e para o progresso da aprendizagem da língua. 

Por isso, quando a escola adota o projeto bilíngue, é necessário escolher uma comunicação direta e clara com as famílias para que saibam o que esperar do programa, seus objetivos e funcionamento das aulas. Assim, a escola minimiza qualquer dúvida e insegurança das famílias quanto ao novo projeto linguístico. 

Confira, a seguir, algumas ações que fazem parte da estratégia de comunicação com famílias no UDP Bilingual Program:

Convocação de uma reunião exclusiva para apresentação do programa bilíngue

Após uma introdução via comunicação escolar, uma reunião com pais e responsáveis certamente vai deixá-los mais tranquilos e seguros em relação à implantação do projeto. Apresentar também os professores que estarão envolvidos nas aulas de abordagem bilíngue é uma ótima ideia. 

Nesse mesmo momento, é possível mostrar brevemente as soluções e benefícios do UDP Bilingual Program, dando destaque aos recursos de Blended Learning, como a Highlights Library e ao exame de proficiência TOEFL.

Apresentação das metas de aprendizado durante toda a trajetória escolar

As famílias esperam resultados consistentes no desenvolvimento das competências linguísticas e comunicativas dos estudantes. Dessa forma, o exame TOEFL, que o UDP Bilingual Program oferece aos alunos ao final do Ensino Fundamental — anos iniciais e finais— é um excelente indicador de desempenho, uma forma de mostrar o progresso de aprendizado e de  tornar metas mais concretas para todos. 

Então, conhecer o progresso das competências e habilidades linguísticas e comunicativas, é importante que as famílias saibam que o UDP Bilingual Program também apoia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, atitudes e valores. Hoje em dia, essas competências são extremamente relevantes e, aliadas ao conhecimento da língua, permitem uma formação integral. 

Compartilhamento da produção dos alunos durante a trajetória escolar

Quando as famílias veem de forma concreta a produção dos alunos, sentem-se mais seguras em relação a um programa bilíngue. Com base nisso, a UDP apresenta inúmeras oportunidades de produção de conteúdo que pode ser dividido com pais ou responsáveis. Além disso, a escola pode:

  1. Criar portfólios com a produção dos alunos, para envio frequente às famílias.
  2. Filmar/fotografar os alunos (com autorização das famílias) em momentos significativos das aulas do projeto bilíngue, compartilhando o conteúdo e breve justificativa da atividade.
  3. Promover eventos específicos para uso da língua inglesa, convidando as famílias a participar.
  4. Criar, dentro de eventos do calendário escolar, momentos para conhecer a cultura de países falantes da língua inglesa. 
  5. Implementar iniciativas que permitam aos alunos exercitar competências em língua inglesa no entorno da escola.

Seja parceiro do UDP Bilingual Program

A proposta de parceria UDP traz para sua instituição os processos de implantação, assessoria contínua, soluções didáticas e educacionais para permitir que todos os passos no desenvolvimento do novo projeto linguístico da escola sejam sólidos. Somente assim, é possível obter resultados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa.

Highlights

Newsletter